O recurso será usado para a compra de 20 equipamentos para suporte ventilatório
O Juizado Especial Criminal e Delitos de Trânsito (Jecrim) da comarca de Joinville repassou nesta semana (22/03) R$ 80 mil para o Hospital São José, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, para a compra de 20 equipamentos para suporte ventilatório não invasivo.
Este recurso é proveniente das transações penais e refere-se à infrações penais de menor potencial ofensivo, do qual o valor é depositado em juízo e, posteriormente, revertido à sociedade por meio do Poder Judiciário catarinense. O repasse da verba relativa às transações penais segue as determinações do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça.
O Juizado Especial Criminal da comarca de Joinville já havia destinado há cerca de um ano atrás, logo no início da pandemia, cerca de R$ 350 mil a dois hospitais de Joinville, um deles o próprio Hospital São José, para compra de equipamentos que viessem no auxílio ao combate da Covid 19. No decorrer do ano passado e início deste ano realizou outras destinações a diversos projetos antes apresentados, não apenas na área da saúde. Agora, entretanto, diante da situação dramática que a pandemia impôs na rede hospitalar, voltou a priorizar a destinação dos recursos que arrecada aos hospitais públicos de Joinville.
Estes equipamentos destinados ao Hospital São José servem de suporte ventilatório sem recorrer a métodos invasivos, o que evita complicações associadas à intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. Esta modalidade de ventilação evita o uso de soluções como a intubação ou a traqueostomia. Estes materiais são destinados às pessoas com doença neurológica degenerativa, doenças torácicas restritivas, hipoventilação noturna, insuficiência respiratória crônica e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) (Autos nº 0003359-68.2018.8.24.0038).
Deixe seu comentário